Geração Z e Qualidade de Vida no trabalho:Qual a relação ?

Por Alexsandra Gagliardi

Caminhada Corporativa Promovida pela Sintonia no Parque Vila Lobos

A geração z tem sido muito citada em rodas de conversas nas empresas, eventos corporativos, reuniões de liderança e gestão de pessoas.

Mas quem são eles ?

A geração z é composta por pessoas nascidas entre meados da década de 80 até 2010, são profissionais com características bem marcantes como empreendedorismo, dinamismo, agilidade, rapidez, familiaridade com tecnologias, facilidade a adaptação a novas circunstâncias rapidamente.

Regras engessadas, retrógradas e dificuldade a mudanças são aspectos incômodos, pois a ”roda” deles, gira muito fluída e constante, então tais características, são um empecilho a fluidez da rotina de trabalho.

Para eles, o tempo é rápido e veloz, portanto, um ponto a observar: Em alguns aspectos corporativos, essa agilidade e velocidade não acompanha esta característica.

Portanto, há um grande desafio no convívio e na gestão de pessoas, aliás, em alguns momentos, até um conflito geracional com a geração Baby Boomer (nascidos entre 1945 e 1954).

Para a geração z, a consciência social e o propósito relacionado ao trabalho, precisam estar presentes.

Saúde mental e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal ? Pode-se dizer que são premissas básicas para escolher a empresa que se espera trabalhar.

Uma geração não disposta a enfrentar crises de burnout recorrentes (esgotamento emocional relacionado ao trabalho), escolhe estar em ambientes de trabalho onde sintam-se bem.

Bem estar, qualidade de vida e seus programas corporativos são diferenciais estratégicos para estes profissionais.

Assim, ao escolher uma empresa para trabalhar, certamente se houverem benefícios como possibilidade de trabalho em home office alguns dias da semana, programas de qualidade de vida no trabalho para os colaboradores (ginástica laboral, grupo de corrida, programas de saúde mental, grupo de corrida, atendimento nutricional, academia na empresa, quick massage), esta empresa sairá na frente para atrair e reter profissionais engajados, qualificados e amplamente adaptáveis a mudanças cada vez mais velozes.

Se sua empresa, já está entre as melhores empresas do Brasil, que investem em saúde e qualidade de vida no trabalho pois enxergam isso como diferencial estratégico para atrair e reter talentos profissionais, certamente, já “largou na frente”.

Mas sempre há tempo para desenvolver bons programas de saúde e qualidade de vida no trabalho para seus colaboradores.

A Sintonia desde 2007, desenvolve Programas de Qualidade de Vida Empresariais para as melhores empresas do Brasil, as empresas que investem no seu maior ativo, o potencial humano.

Vamos conversar sobre esta temática ?

Espero que tenha gostado da leitura, segue meu contato para sugestões.

Alexsandra.gagliardi@sintoniaqv.com.br

Write a comment